
Início: Outubro 2023 Fim: Setembro 2026
Cuba, Vidigueira e Alvito
Coordenadora: Ana Ventura
Técnica: Ana Pólvora
Dinamizador: João Martins
– Terras Dentro (Entidade Promotora e Gestora)
– Câmara Municipal de Cuba
– Câmara Municipal de Alvito
– Câmara Municipal de Vidigueira
– Agrupamento de Escolas de Cuba
– Agrupamento de Escolas de Alvito
– Agrupamento de Escolas de Vidigueira
– Escola Profissional de Cuba
– Escola Profissional de Alvito
– CPCJ de Cuba
– CPCJ de Alvito
– CPCJ de Vidigueira
– Ligarte – Cooperativa de Ação Cultural
– Clube da Natureza de Alvito
– APEE – Associação de Paise Encarregados de Educação de Vidigueira
– PARTICIPANTES DIRETOS: Crianças e Jovens entre os 6 e os 25 anos, provenientes de contextos mais vulneráveis junto dos quais o projeto intervém mais regularmente.
– PARTICIPANTES INDIRETOS: Crianças e Jovens entre os 6 e os 25 anos, que não se enquadrem nos critérios dos participantes diretos; familiares e/ou tutores legais; outros públicos-alvo envolvidos nas atividades dinamizadas.
Promover a plena integração de crianças e jovens na comunidade através de metodologias de educação não formal que potenciem o sucesso escolar e estimulem o pensamento crítico.
Medida I – Educação, Formação e Emprego
Objetivo: Promover atividades que potenciem o sucesso escolar junto de crianças e jovens.
Atividades:
+Sucesso
Atividade semanal que visa a promoção do sucesso escolar, através do apoio ao estudo com metodologias de educação não formal e criativas.
Upload
Atividade semanal que pretende o desenvolvimento de competências TIC com vista à prevenção de comportamentos de risco nas redes sociais e Internet, a promoção da empregabilidade, multimédia, e utilização de plataformas e programas digitais.
Dinamiza-te
Atividade semanal que pretende a dinamização de atividades lúdicopedagógicas em contexto escolar com vista a uma melhor integração na comunidade escolar.
Medida II – Dinamização Comunitária e Cidadania
Objetivo: Promover atividades de educação não formal que potenciem a participação comunitária e estimulem o pensamento crítico, junto de crianças e jovens.
Atividades:
MultiArte
Atividade semanal que pretende desenvolver competências na área das artes e cultura através de atividades práticas como expressão plástica, visita a locais que promovam o Património Cultural e acesso a outros contextos culturais.
VidaAtiva
Atividade semanal que pretende sensibilizar para a promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis, na componente da alimentação e do exercício físico.
All-In
Atividade semanal que pretende a consciencialização sobre os direitos, deveres cívicos e comunitários, a promoção do diálogo intercultural e combate ao racismo, assim como atividades para a promoção da igualdade de género.
O projeto Cresce e Aparece – E9G tem como entidade gestora e promotora a Terras Dentro, é promovido pela República Portuguesa e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e é cofinanciado pelo Pessoas 2030, Portugal 2030 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.
#energiaescolhas