Empreender em Rede

Início: janeiro 2018   Fim:  dezembro 2020

Entidade Promotora

Financiamento

Território de Intervenção do Projeto

Montemor-o-Novo, Portel, Cuba, Alvito, Viana do Alentejo e Vidigueira.

Parceiros

Autarquias;

Associações e Agrupamento de produtores;

Núcleos Empresariais;

Escolas Profissionais;

Entidades de Ensino Superior.

Objetivos

Constituir e dinamizar uma estratégia integrada e sustentável que contribua para a promoção do espírito empreendedor de forma a incrementar o acesso ao emprego através da criação de novas empresas e em simultâneo coopere para a competitividade das existentes.

Objetivos específicos

Ações

Gerir e articular uma equipa multidisciplinar que dê resposta às especificidades das ações a desenvolver no âmbito das diferentes atividades que têm subjacentes temáticas que vão desde a agricultura ao ambiente, agroindústria, gestão e economia, passando pelo turismo empresarial, pela formação não formal, entre muitas outras fundamentais na criação de valor para as economias locais dos nossos territórios.

Pretende-se constituir e dinamizar uma rede de empregabilidade intermunicipal (Alvito, Cuba, Montemor-o-Novo, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira) que estimule a articulação entre entidades/organizações públicas e privadas e o setor empresarial, otimizando o potencial de cada parceiro com o objetivo de desenhar uma estratégia integrada de cariz intermunicipal, que promova eficazmente a empregabilidade, identifique e sinalize ofertas de emprego através do job-matching, identifique necessidades de capacitação e qualificação, com o objetivo de concorrer para o desenvolvimento económico da região, com vista a uma maior eficácia na produção estímulo à criação de novas empresas.

Promover o conhecimento de boas práticas de empreendedorismo nas áreas da acessibilidade, do turismo, da produção e/ou certificação de produtos locais, da agroindústria, da agricultura, da floresta, do ambiente e sustentabilidade, e outras de interesse com vista à criação de valor para as economias locais.

Aproveitar certames de caráter local, regional e nacional, com impacto na dinamização da economia, por um lado para divulgar o projeto e por outro para contactar com boas práticas, contribuindo para alavancar novas atividades económicas e/ou melhorar o desempenho de outras já existentes, contribuindo para aumentar a competitividade dos setores empresariais.

Capacitar e/ou reforçar competências para a melhoria dos processos de gestão empresarial, incutindo uma visão estratégica de negócio, detetar/compreender os fatores críticos de sucesso, encontrando soluções inovadoras adequadas às necessidades de mercado. Pretende-se ainda estimular para a criação de novas empresas.

Translate »