Desde a sua fundação que a Terras Dentro começou a dar os primeiros passos na área da cooperação para o desenvolvimento, sobretudo com países da CPLP. Esta cooperação é encarada numa perspetiva de aprendizagem mútua e troca de experiências que sirvam de mais valia para todos os territórios envolvidos – em Portugal e além-fronteiras.
Alguns dos projetos mais relevantes na área da cooperação para o desenvolvimento foram: o projeto PEPRA na Ilha de S. Nicolau em Cabo Verde, promovido pela Associação Internacional para a Cooperação e Desenvolvimento de Comunidades Rurais (ACVER) e cujo objetivo principal foram missões de acompanhamento ao programa de Luta Contra a Pobreza de Cabo Verde; o projeto Nos Terra I (Leader +) desenvolvido com o Município de S. Miguel na Ilha de Santiago em Cabo Verde, na área da formação e capacitação de recursos humanos para a produção e comercialização de compotas, conservas e geleias tendo em vista o aproveitamento dos recursos endógenos da região e promoção do empreendedorismo; o projeto Nos Terra II (PRODER) também desenvolvido no Município de S. Miguel na Ilha de Santiago em Cabo Verde, vocacionado para a identificação de percursos turísticos pedestres e incremento da atratividade turística dos territórios; o projeto Promoção dos Produtos Locais com São Tomé e Príncipe (PRODER) com vista ao desenvolvimento do tecido económico dos territórios rurais envolvidos no processo de cooperação, apoiando diretamente a inovação nos produtos locais e a promoção da atratividade turística; e o projeto Hands For Future (Juventude em Ação) que decorreu no Mindelo em Cabo Verde, em São Tomé e Príncipe e no Rio de Janeiro, Brasil. Este último teve por objetivo a capacitação de jovens nas áreas do associativismo juvenil, da produção de artesanato, de agroalimentares e do ambiente, mas também contemplou uma forte componente de desenvolvimento pessoal e social.
A Terras Dentro pela sua forte intervenção nesta área, detém desde 1999 o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) com assento na Plataforma Portuguesa das ONGD.