Terras Dentro

SOL CLDS 5G Alvito

Início: Maio 2025  Fim: Dezembro 2028

Entidade Promotora

Câmara Municipal de Alvito

Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP)

Terras Dentro- Associação para o Desenvolvimento Integrado

Entidade gestora do apoio/ Organismo Intermédio

Instituto da Segurança Social, I.P.

Território:

Concelho de Alvito (freguesias de Alvito e Vila Nova da Baronia)

Objetivos:

a) Aumentar os níveis de coesão social dos concelhos objeto de intervenção dinamizando a alteração da situação socio territorial;

b) Concentrar a intervenção nos grupos populacionais que em cada território evidenciam fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na situação das pessoas tendo em conta os seus fatores de vulnerabilidade;

c) Potenciar a congregação de esforços entre o setor público e o privado na promoção e execução dos projetos através da mobilização de atores locais com diferentes proveniências;

d) Fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os diferentes instrumentos de planeamento existentes de dimensão municipal.

Tipo de destinatários:

Grupos vulneráveis, nomeadamente desempregados de longa duração, beneficiários de prestações do subsistema de solidariedade, pessoas em situação de dependência, com deficiência e/ou incapacidade, crianças, idosos e famílias em de vulnerabilidade residentes em territórios de CLDS.

Entidades parceiras

– Câmara Municipal de Alvito 

– Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado

– Junta de Freguesia de Alvito

– Junta de Freguesia de Vila Nova da Baronia

– CPCJ de Alvito

– Agrupamento de Escolas de Alvito

– Escola Profissional de Alvito

– Associação Clube da Natureza

– GIP

– Associação de Pais

– CRIBA

– GNR

– Bombeiros Voluntários de Alvito

– IPDJ

– APF

– CIMBAL

– IEFP

– IAPMEI

Eixos de Intervenção e Principais Atividades

Eixo 1: Emprego, formação e qualificação

 

  • AT1- Orienta-te – sessões individuais e em grupo com o objetivo de apoiar e orientar numa atitude de procura ativa de emprego para a inserção no mercado de trabalho

  • AT2- Fórum de Oportunidades e jobmatch- ações de informação sobre oportunidades de inserção no mercado de trabalho de acordo com o perfil da pessoa e da oferta de trabalho.

  • AT3- Transformar ideias em negócios- Ações de informação individual e em grupo sobre sistemas de incentivo financeiro, apoiar no encaminhamento para respostas técnicas adequadas ás necessidades.

  • AT4- In(Forma-te)- dinamização de ações de informação individuais e em grupo sobre oportunidades de educação e formação.

  • AT5- Emprego Ativo– realização de ações informação e sensibilização, individual e em grupo, para os empresários, IPSS e outras entidades empregadoras com o objetivo de sensibilizar para os processos de inserção profissional e social de pessoas desempregadas e vulneráveis; caracterização do tecido empresarial de Alvito; contribuir para a criação de uma rede de apoio e informação para empresários.

  • AT6 -Capacitar para empreender– realização de ações de capacitação para jovens e outras pessoas em idade ativa sobre empreendedorismo e inovação social; realização do evento “Vocação em Ação” de forma a proporcionar conhecimento sobre profissões, outras saídas profissionais e áreas científicas de acesso ao ensino superior.

Eixo 2- Combate à pobreza e à exclusão social das crianças e jovens, promotor de uma efetiva garantia para a infância

 

  • AT7- Cres(SER)- acompanhamento individualizado através de um Gestor da Infância, que intervém no âmbito do núcleo local da Garantia para Infância.

  • AT8- SABIAS QUE…- realização de ações que promovam e propiciem a igualdade de acesso das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade a serviços essenciais de qualidade.

  • AT9- AGITA-TE- realização de atividades culturais, recreativas e desportivas como forma de inclusão e de educar para a cidadania plena.

  • AT10-APROXIMA-TE– realização de um acompanhamento de proximidade, através do atendimento, sinalização, análise e encaminhamento de crianças e jovens (acompanhamento psicossocial, ações de desenvolvimento de competências socioemocionais; continuidade da rede de prevenção de comportamentos aditivos e de dependências em Alvito – “Consome-te”)

  • AT11-Diversidade  sem Preconceitos- dinamização de ações de promoção e combate à discriminação.

  • AT12- Vozes da Cidadania- desenvolvimento de iniciativas que favoreçam o acesso das crianças e jovens à informação e conhecimento sobre os seus direitos e promovam o associativismo, a participação e a intervenção cívica das crianças, dos jovens e das famílias.

Eixo 4- Desenvolvimento Social, capacitação comunitária e intervenção em contexto de emergência social e de cenário de exceção.

 

  • AT13- Capacitação Familiar– dinamização de ações de capacitação e sensibilização que visem o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais.

  • AT14 -Entrelaços- realização de atividades que contribuam para a integração de agregados na comunidade.

  • AT15- Famílias em Equilíbrio– realização de acompanhamento de proximidade às situações de vulnerabilidade identificadas junto dos grupos-alvo, através da dinamização de um modelo de intervenção social.

  • AT16- Parentalidade consciente- dinamização de atividades que promovam a inclusão e o combate à discriminação.

  • AT17- Família ativa– realização de atividades com o objetivo de sensibilizar e incentivar a população para a prática do voluntariado e seus benefícios; desenvolvimento de atividades de promoção para uma participação cívica, tomada de decisão e autonomia, com recurso a metodologias ativas.

  • AT18- Pontes de União– realização de atividades de informação sobre os direitos das famílias e como aceder a diferentes tipos de apoio social e legal.

Skip to content