Terras Dentro

CLDS Rumo certo 5G

Início: Fevereiro 2025  Fim: Dezembro 2028

Entidade Promotora

Câmara Municipal de Viana do Alentejo

Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP)

Terras Dentro- Associação para o Desenvolvimento Integrado

Entidade gestora do apoio/ Organismo Intermédio

Instituto da Segurança Social, I.P.

SObre o projeto

O Rumo Certo CLDS 5g é um contrato local de Desenvolvimento Social na 5º geração que desenvolve a sua intervenção no concelho de Viana do Alentejo.

 

Este projeto assenta a intervenção no diagnóstico social de necessidades do concelho e visa reforçar políticas de inserção social, encarando o território e o seu desenvolvimento como dimensão essencial para a sua concretização, centrando as intervenções nos grupos populacionais mais frágeis com o intuito de diminuir vulnerabilidades.

 

Desta forma o projeto e a equipa que o implementa constituem-se como uma resposta coordenada, participativa e de proximidade na comunidade e rede de parceiros local, mostrando caminhos e oportunidades, promovendo aprendizagens, competências e percursos de vida mais adaptativos.

Objetivos:

a) Aumentar os níveis de coesão social dos concelhos objeto de intervenção dinamizando a alteração da situação socio territorial;

b) Concentrar a intervenção nos grupos populacionais que em cada território evidenciam fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na situação das pessoas tendo em conta os seus fatores de vulnerabilidade;

c) Potenciar a congregação de esforços entre o sector público e o privado na promoção e execução dos projetos através da mobilização de atores locais com diferentes proveniências;

d) Fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os diferentes instrumentos de planeamento existentes de dimensão municipal.

 

Duração: 48 meses

Data de Início: 3 de fevereiro de 2025

Data de Fim: 31 dezembro de 2028

Território:

Concelho de Viana do Alentejo (Viana do Alentejo, Alcáçovas e Aguiar)

Eixos de Intervenção e Principais Atividades

Eixo 1: Emprego, formação e qualificação

 

  • AT1 – Rumo ao Emprego – Espaço de atendimento e apoio à procura ativa de emprego.

  • AT2 – Oportunidades Ativas – Sessões temáticas, em grupo ou individuais sobre medidas ativas de emprego.

  • AT3 – Competências para Empreender – Sessões individuais ou em grupo sobre competências pessoais, sociais e pro­ssionais; Encaminhamento para respostas adequadas à concretização de ideias de negócio.

  • AT4 – InFormação – Ações de informação, em grupo e individuais sobre ofertas de educação e formação.

  • AT5 – Job-Match – Ações de informação e sensibilização sobre incentivos fi­nanceiros para contratação de pessoas desempregadas, vulneráveis e/ou em risco de exclusão social. Feira das Profi­ssões e Ciclos de Empresários; Caracterização do tecido empresarial do concelho de Viana do Alentejo.

  • AT6 – Ciclos de empreendedorismo – Programas de desenvolvimento de competências e capacidades empreendedoras.

Eixo 4: Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção

 

  • AT7 – Entre-Ajuda – Acompanhamento individualizado a pessoas em situação de vulnerabilidade para um melhor acesso e uso dos serviços e apoios existentes.

  • AT8 – Comunidade Ativa – Dinamização de atividades para a comunidade, rastreios, caminhadas, workshops, comemoração de dias festivos, ciclos de cinema, entre outros. “Apoio ao Estudo” e “Ofi­cina de Inglês” – Reforçar competências que permitam às crianças/jovens aprender a estudar.

  • AT9 – Acompanhamento individual – Acompanhamento psicológico e psicossocial.

  • AT10 – Prevenir e Intervir – Dinamização de atividades no âmbito da Rede de Prevenção de Comportamentos de Risco, ações de informação e sensibilização sobre o estatuto do cuidador informal e ações de informação e sensibilização sobre demência, de­ficiência e dependência.

  • AT11 – Rumo Ativo – Ações de informação/sensibilização sobre direitos e deveres dirigidas a membros de agregados familiares e cidadãos mais vulneráreis, imigrantes e etnias.

  • AT12 – Rede de Emergência Social – Visa criar uma rede local de Solução de casos de emergência social.
Skip to content