htp01.jpg

Desenvolvimento

Integrado

A Terras Dentro é uma associação para o Desenvolvimento Integrado com mais de 25 anos de existência em prol do desenvolvimento das comunidades e da melhoria da qualidade de vida das populações.

Saiba mais sobre nós e os nossos projetos

Está em... Entrada Intervenção Social

Intervenção Social

O Setor de Intervenção Social (SIS) tem como principal função contribuir para o investimento na qualidade de vida das populações. A preocupação com o bem-estar de quem mais necessita, leva este Setor a mobilizar esforços para oferecer respostas aos mais diversos problemas sociais. Pretendemos que haja um contributo forte para a inclusão social, a igualdade nos mais diversos direitos e deveres e, ao mesmo tempo, ajudar a traçar um caminho para a promoção do desenvolvimento pessoal de forma a destacar um tecido social mais forte e confiante.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ATIVIDADES

1) Promover o Voluntariado Organizado na Zona de Intervenção da Terras Dentro

isocial 1
Deste objetivo resultou o Banco Local de Voluntariado de Viana do Alentejo (BLVVA) em parceria com a Terra Mãe e a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, sendo esta última a entidade promotora do BLVVA.


Neste âmbito já foram realizadas duas ações de sensibilização/informação (uma na freguesia de Viana do Alentejo e outra na freguesia de Alcáçovas) para a população do concelho, estando prevista realizar outra na freguesia de Aguiar.

A Terras Dentro é a entidade responsável pelas entrevistas aos voluntários inscritos, tendo já sido realizadas 46.

isocial 2

 

Ainda no âmbito no Voluntariado, a Terras Dentro criou um protocolo de parceria com a Associação Terra Mãe com o objectivo de promover o voluntariado social no concelho de Viana do Alentejo através do BLVVA e de criar uma Loja Social na freguesia de Alcáçovas. Foi desta forma que surgiu um novo conceito - Terras de Viana. Estas acções, como já foi referido, estão a ser estreitamente trabalhadas com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

 

 

 2) Afirmar a Terras Dentro como parceira activa em todos os fóruns sociais existentes nos concelhos onde tem intervenção

Com isto, a Terras Dentro integra equipas interdisciplinares que procuram conjugar esforços a fim de priorizar e rentabilizar intervenções perto das populações.

Este objectivo envolve-se numa estrutura grande, uma vez que a Terras Dentro intervém activamente nos fóruns sociais de 8 concelhos.

Estamos também presentes nos Núcleos Executivos (NE) e Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Alcácer do Sal, Alvito, Beja, Cuba, Montemor-o-Novo, Portel e Vidigueira, na Rede Construir Juntos de Évora, na Rede Europeia Anti-pobreza (EAPN/Portugal) de Évora e Beja, nos Núcleos Locais de Inserção (NLI) de Portel e Vidigueira e nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Vidigueira e Viana.

Distributivamente, os membros do SIS da Terras Dentro elaboram um trabalho efectivo que, em parceria com outras entidades integradoras das redes, permite diagnosticar as necessidades sociais e encontrar soluções para atenuar a pobreza e exclusão social. Estas ações estão espelhadas nos Diagnósticos Sociais, nos Planos de Desenvolvimento Sociais (PDS) e nos Planos de Ação de cada concelho.

É importante referir que estes fóruns sociais são de extrema importância para articular as diversas intervenções, uma vez que são divulgados os projectos de cada entidade, permitindo que não haja sobreposição dos mesmos, mas sim um aproveitamento total dos recursos existentes. Os projectos de intervenção procuram, geralmente, dar respostas ao diagnóstico social de cada concelho.

A Terras Dentro irá participar em 2012 na iniciativa Alcáçovas Summer, promovendo 4 ações para os jovens inscritos neste programa (1 ação de iniciação/sensibilização à Língua Gestual Portuguesa, 1 ação de dinamização de Jogos Tradicionais, 1 ação de sensibilização de Igualdade de Género e 1 ação de dinamização do Kit Pedagógico para a Intercultura – Kit Sem Fronteiras.

Uma vez que este ano é o ano europeu do envelhecimento activo e da solidariedade intergeracional, o SIS está a articular diversas ações através dos fóruns sociais.

3) Promover a Igualdade de Oportunidades e a Igualdade de Género nos concelhos de Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo e Portel

Para dar resposta a este objectivo, a Terras Dentro está a promover ações de sensibilização no âmbito dos projectos MIGA II – Mais Igualdade de Género no Alentejo e Iguais na Diferença, tendo sido já realizadas 2 ações para técnicos na sede da Terras Dentro e várias ações abertas à população em geral.

Algumas destas ações integraram a 7ª Semana da Prevenção dos Maus Tratos Infantis, através da Rede Construir Juntos.

4) Melhorar a qualidade de vida da população da Vidigueira através da implementação de acções que promovam o desenvolvimento social e económico do concelho

isocial 3Para dar resposta a este objectivo a Terras Dentro conta com o Projeto Contrato Local de Vidigueira (no âmbito dos programas CLDS) no qual tem o papel de entidade coordenadora local. O Projeto é desenvolvido em estreita parceria com a Câmara Municipal de Vidigueira e todos os agentes de desenvolvimento do Concelho. Teve início a 01 de Agosto de 2011 e términus previsto para Julho de 2013.

O CLV foi projectado tendo em conta o diagnóstico social do concelho da Vidigueira e aprovado em CLAS e integra as seguintes ações:

- Núcleo de Aconselhamento ao Emprego e ao Empreendedorismo;

- Centro de Recursos e Qualificação;

- ANIMA;

- População em Movimento;

- Formação e Certificação em TIC;

- + Q´Aprender.

5) Obter novas fontes de financiamento, com vista à melhoria da qualidade de vida das populações, através da criação de serviços de proteção às crianças, jovens e idosos.

EQUIPA DO SETOR

- David Serra (Mestre em Psicologia Educacional, Doutorando em Psicologia da Educação)

- Cláudia Rodrigues (Psicóloga Clínica)

- Francisca Valério (Socióloga, Mestre em Ciências da Educação, Doutoranda em Educação de Adultos)

- Margarida Vasco (Psicóloga Clínica)