htp03.jpg

Desenvolvimento

Integrado

A Terras Dentro é uma associação para o Desenvolvimento Integrado com mais de 25 anos de existência em prol do desenvolvimento das comunidades e da melhoria da qualidade de vida das populações.

Saiba mais sobre nós e os nossos projetos

Está em... Entrada Desenvolvimento Rural

Desenvolvimento Rural

Para cumprir a missão da Terras Dentro e enraizado nos seus valores, o Setor do Desenvolvimento Rural (SDR) procura encontrar respostas que permitam o reforço da cultura e capacidade empreendedora no território, no sentido da inovação, da sustentabilidade e da preservação da identidade local.

 

OJETIVOS

- Promover atividades no sentido da valorização dos recursos agrícolas existentes;

- Divulgação dos produtos locais;

- Promoção do turismo rural na sua vertente de inclusão e acessibilidade;

- Fomentar a criação e modernização de microempresas;

- Apoiar as atividades turísticas e de lazer potenciando os recursos endógenos do território;

- Promover e instigar ações de valorização e conservação do património cultural, histórico e natural enquanto fatores de identidade do território;

- Estimular os serviços de base de apoio às populações procurando a melhoria das condições de vida na Zona de Intervenção;

- Promover o desenvolvimento económico do território da TD;

- Promover o acesso ao microcrédito;

- Divulgar potencialidades do território;

- Valorizar a interação institucional;

- Apoiar a promoção de certames;

- Promover iniciativas no âmbito da defesa dos consumidores;

- Emitir pareceres sobre planos intermunicipais ou regionais no âmbito do desenvolvimento económico;

- Informar e apoiar os empresários sobre oportunidades locais de investimento;

- Realização de workshops;

- Efetuar a recolha de dados estatísticos sobre o território da TD segundo indicadores económicos;

- Elaborar estudos sobre o potencial económico do território;

- Estimular o investimento no potencial endógeno e produtos tradicionais;

- Promover o empreendedorismo junto das comunidades;

- Promover o território em partenariado com as autarquias no que concerne ao investimento.

 

EQUIPA DO SETOR

Manuela Fialho (Responsável)

Miguel Pedro

 

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 2012

No âmbito das suas responsabilidades e atribuições e foram definidos para o ano de 2012 os seguintes objetivos estratégicos e respetivas operações:

Objetivos estratégicos:

1) Promover a capacidade empreendedora do território:

- Criar um gabinete de apoio ao empreendedorismo.

- Acompanhar e monitorizar todas as ações e projetos de empreendedorismo da TD:

- Projeto MITT – Mediadores para a Inovação e Transferência Tecnológica – INALENTEJO (2012/2013);

- Projeto PITI – Plataforma Integrada de Transferência e Inovação – Programa Rede Rural Nacional (2012);

- Captar financiamento para projetos na área do empreendedorismo

- Promover ações de estímulo ao empreendedorismo junto da população

 

2)Promover os produtos e tradições do território:

- Estruturar e propor projeto na área dos produtos agroalimentares locais;

- Promover os recursos didáticos/pedagógicos da TD junto de estabelecimentos de ensino – Projeto Escolas Dentro;

- Promover os produtos e tradições de Alcáçovas através de atividades lúdico-pedagógicas – Circuito da Tradição;

- Realizar sorteio de Natal Terras Dentro 2012.

 

3)Promover o turismo para todos no território;

- Executar o Projeto Rotas Sem Barreiras +/ PRODER (2011/2012).

 

ATIVIDADES

drural 1Tendo como lema "A sua oportunidade de reutilizar com responsabilidade social", surge o Mercado Verde, uma ideia inovadora, que proporcionou para além de um momento de encontro entre algumas instituições do Concelho de Viana do Alentejo, a criação de um espaço de venda de artigos/produtos de natureza vária, a baixo preço, que permitiu a reutilização de bens entre a população, com angariação de receitas para as instituições participantes.

Participaram nesta iniciativa a Terras Dentro, a Associação Terra Mãe, o Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo e os Amigos das Alcáçovas, que após a angariação de artigos em bom estado de conservação, junto dos seus associados, garantiram o funcionamento da banca no mercado municipal de Alcáçovas.

Dado o sucesso da primeira iniciativa, que decorreu no dia 19 de Junho, integrado na quinzena cultural de Alcáçovas, realizou-se uma segunda edição do Mercado Verde entre 23 e 26 de Setembro na Feira d'Aires, em Viana do Alentejo.

drural 2Outra das atividades que o SDR desenvolveu foi o circuito da tradição, integrado na XIV Quinzena Cultural de Alcáçovas. Valorizar o património local: os produtos, o saber-fazer, o tradicional e apresentar os produtos mais típicos de Alcáçovas a miúdos e graúdos foi o objetivo desta iniciativa.

Assim e, como "querer é poder", no dia 15 de Junho, recebemos os primeiros visitantes do circuito da tradição. O Jardim de Infância e a Escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Santiago do Escoural foram os pioneiros e, com um grupo de 50 pessoas, demos início a esta "aventura".

O grupo foi recebido pela equipa do SDR nas instalações da Terras Dentro acolheram os simpáticos visitantes. Foram apresentados todos os departamentos e serviços que a TD desenvolve e a Presidente da Direção falou um pouco sobre a temática do Desenvolvimento Rural.

Seguiu-se a visita à fábrica "Chocalhos Pardalinho". A empresa tem como principal objetivo a revitalização do setor, tendo por base a criação de novas utilizações para os chocalhos, como sejam candeeiros, porta-chaves e artigos de decoração. Recentemente inaugurado, este novo espaço contempla uma área de fabrico, de armazenagem e um "Show Room" que permitirá fazer demonstrações ao vivo para turistas.

Os alunos e professores assistiram entusiasmados à produção dos chocalhos e para terminar ninguém resistiu a badalar os chocalhos expostos...o ruído insuportável, mas os sorrisos contagiantes. Obrigado Sr. Guilherme!

 

Após esta alegria ensurdecedora, chega o momento para um delicioso piquenique no jardim da vila de Alcáçovas. Como crianças que são, todo o tempo é pouco para brincar e como tal, não perdemos tempo em apresentar jogos tradicionais e brincámos, brincámos muito!

Seguiu-se uma surpresa magnífica: a Visita à Herdade da Mata! A Sociedade Agrícola Mata Linda, Lda. é uma empresa familiar com sede na Herdade da Mata, localizada a 5 km da vila de Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo, distrito de Évora. Esta Sociedade teve início no ano de 1995 quando os proprietários tomam a decisão de mudar a vida na Suíça para uma vida mais rural em Portugal e para gozar da paisagem linda, do ambiente simpático e do clima agradável do Alentejo.

Um dos objectivos dos proprietários é a criação e preservação de raças autóctones, entre elas: Vacas Garvonesas, Cavalos Lusitanos e Sorraia, os Burros Mirandeses e as Cabras Serpentinas.

Foi com uma enorme simpatia que o grupo foi recebido na Herdade da Mata. O percurso guiado privilegiou o contacto com a natureza e com os animais, sendo o ponto alto da visita a visita ao picadeiro, quando todos os meninos tiveram a oportunidade de andar de pónei.

A felicidade e alegria de todos foi a confirmação de que esta iniciativa tem "pernas para andar" e o final do dia foi para desfrutar este passeio pelo campo e agradecer aos proprietários a amabilidade por nos terem recebido.

 

drural 3Por último, a atividade que realizámos e igualmente com nota positiva , foi o Sorteio de Natal 2011.

A promoção e valorização dos produtos agro-alimentares locais, bem como o turismo rural local, foram o objetivo da atividade. O contacto com os produtores locais e o interesse destes em participar foi crucial para o sucesso da iniciativa.

Conseguimos sortear 3 prémios: Prémio 1 - Cabaz de Alcáçovas: Nozes, compotas, vinho, talhadinhas, pão Alentejano, vinagre aromatizado, sal aromatizado, merendeira de ovelha, queijo de cabra com orégãos, queijo de cabra curado, delícias de queijo, queijadinhas, cavacas, chocalho, areias, bolinhos de canela, bolinhos de limão, bolinhos de azeite e farinheira. Os produtores/empresas/entidades participantes foram: Sabores do Monte, Casa da Matança, Chocalhos Pardalinho, Queijaria de Alcáçovas de Joaquim Porfírio, Doçaria Regional de Margarida Ilhéu, Margarida de Oliveira Maia – Fabrico de Pão e Bolos, Casa Maria Vitória e Terras Dentro;

Prémio 2 - Cabaz de Vidigueira: Vitifrades ADL., 1 Garrafa de vinho Amphora (1º vinho de talha certificado); Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, C.R.L., 1 Caixa de Vinho Navegante; Cooperativa Agrícola da Vidigueira, 2 Garrafas (7,5l) de Azeite da Vidigueira; António José Trole Pires, 3 kg. e Laranja da Vidigueira; Vidiqueijo, Lda. de António Gamurça, 2 Queijos curados; Joana Roque, 1 kg de pão alentejano e 1 saco de pupias e Feliciana Janeiro - Bolos do Alentejo, 2 Caixas de biscoitos;

Prémio 3 - Dormir no Campo: 1 noite na Casa de Campo Monte da Cabeça Gorda gentilmente cedida pelos seus proprietários .

Com a colaboração dos colegas da TD, foram vendidas as rifas e o sorteio foi realizado no dia 13 de Dezembro em Alcáçovas. Os premiados foram a Teresa Calado, a Sandra Fava e o António Joaquim Boteta. A todos os que nos ajudaram a concretizar as nossas ideias, os nossos sinceros agradecimentos!