WORKSHOPS FORMATIVOS - SANIDADE NO MONTADO

Início: novembro 2021  Fim: dezembro 2021

A Terras Dentro em conjunto com o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, a ACPA – Associação de Criadores de Porco Alentejano, e a ESDIME – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste– Associação para o Desenvolvimento Integrado, organizam a 3ª edição dos Workshops Formativos sobre a Sanidade no Montado entre os dias 8 de Novembro e 16 de Dezembro, em formato presencial e online.

Estes workshops pretendem munir os formandos com ferramentas úteis à prevenção e minimização dos problemas de sanidade que podem afetar o Montado, sempre com uma abordagem integrada das diferentes componentes do Montado. Ao longo das várias sessões os participantes terão a oportunidade de partilhar as suas experiências, participar em sessões teóricas e práticas, através da realização de várias saídas de campo.

A formação será repartida por três módulos:

Módulo 1 – Os organismos que afetam saúde do Montado: O que são, como funcionam e os aspetos genéticos (11, 16, 18 e 22 de Novembro);
Módulo 2 – Que gestão para manter o Montado saudável (25 e 30 de Novembro);
Módulo 3 – Um solo saudável no Montado (16 de Dezembro).

A sessão de abertura e acolhimento aos participantes terá lugar no dia 8 de Novembro, pelas 11h, na Sala de Conferências do Pólo da Mitra, Universidade de Évora.

Serão formadores nestas sessões, investigadores do MED, do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, do ISA – Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, técnicos da AFLOSOR – Associação dos Produtores Agroflorestais da Região de Ponte de Sôr, da UNAC – União da Floresta Mediterrânica e do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Esta iniciativa é organizada no âmbito do Projeto “InovMontado – Gestão de Recursos Partilhados para o Desenvolvimento do Montado” (PDR2020-2024-032930) – Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 e apoiada pela, Delegação Distrital de Évora da Ordem dos Engenheiros, pela Associação dos Produtores Agroflorestais da Região de Ponte de Sôr (AFLOSOR), pela Associação dos Produtores Florestais de Coruche e limítrofes (APFC), e pelo Observatório do Sobreiro e da Cortiça e MED/Universidade de Évora.

Para mais informações sobre o programa e inscrições, visite o website da iniciativa: https://sanidadedomontado.uevora.pt/.  

Figura 1 – Sobreiro, Quercus suber.
Translate »