htp04.jpg

Desenvolvimento

Integrado

A Terras Dentro é uma associação para o Desenvolvimento Integrado com mais de 25 anos de existência em prol do desenvolvimento das comunidades e da melhoria da qualidade de vida das populações.

Saiba mais sobre nós e os nossos projetos

Está em... Entrada Ambiente

Ambiente

A Terras Dentro tem cada vez mais subjacente na sua politica de intervenção a importância das questões ambientais enquanto pilar fundamental para um desenvolvimento sustentável.

Esta é uma área que pretendemos desenvolver de forma transversal a todo o nosso trabalho, desde a sensibilização para a aplicação de boas práticas ambientais aos nossos próprios colaboradores, dentro e fora do local de trabalho, passando por promover essa atitude a todos com que trabalhamos: parceiros, empresários, formadores, professores, e culminado nas comunidades em geral onde intervimos.

No plano estratégico do setor privilegiámos duas áreas de trabalho a educação ambiental e a proteção da natureza, tendo como base a nossa missão e visão e os objetivos definidos para o setor.

 

OBJETIVOS

- Promover a Educação e Sensibilização Ambiental

- Implementar uma estratégia ecológica na Terras Dentro

- Sensibilização dos stakeolders sobre a temática das áreas protegidas

- Operacionalizar prestação de serviços na área do ambiente, segurança e saúde no trabalho

- Garantir a execução financeira de projetos na área do ambiente

- Formação/especialização dos técnicos do setor

- Colaborar com instituições e associações de âmbito local no desenvolvimento de projetos e iniciativas na área do ambiente

 

EQUIPA DO SETOR

- Nazaré Toureiro (Responsável)

- Marçal Caeiro

- Margarida Vasco

- Odete João

- Sónia Sezinando

 

PROJETOS NA ÁREA AMBIENTAL

Plano de Comunicação "Separar Sem Parar " 2011/2012

Há semelhança dos anteriores a Terras Dentro foi responsável pela execução técnica do Plano de Comunicação promovido pela AMCAL e financiado pela Sociedade Ponto Verde, no qual foram executadas as seguintes atividades:

>> Exposição Itinerante os 5 R's

ambiente 1A Exposição Itinerante foi uma ação bastante relevante para a divulgação da temática da separação e da reciclagem dos resíduos nas comunidades escolares em particular e para a restante população em geral, pois as crianças e jovens envolvido transportam para as suas famílias estas questões

Foram muitos os contributos das escolas para a exposição, revelando grande criatividade e empenho, sobretudo ao nível da reutilização de resíduos que se transformaram em objetos lúdicos, utilitários e sobretudo pedagógicos.

Foi inaugurada em Janeiro de 2011, e a sua itinerância decorreu ao longo de todo o ano. Esteve patente ao público em geral, quer em estabelecimentos de ensino, quer em outras instalações dos cinco concelhos da zona de intervenção da AMCAL,

 

ambiente 2

 

 

>> A 2.ª edição do boletim "Separar sem Parar" que divulgou diversos artigos que abordassem a importância da separação dos resíduos e da sua reciclagem, com maior incidência para o caso do vidro, tendo em vista contribuir para atingir as metas estipuladas a nível nacional.

Uma vez mais a publicação divulgou e atualizou informações relativas aos procedimentos a ter para uma correta separação, incentivando à mesma e explicitando as suas vantagens e contributos para um melhor ambiente.

 

 

 

ambiente 3

 

>> Realização de três visitas técnicas a empresas na área da valorização e reciclagem de resíduos com o objectivo de ver in loco os processos pelos quais passam os materiais desde a separação nos ecopontos, passando pela triagem, respetivo tratamento, encaminhamento e reciclagem, chegando por fim ao produto final pronto a ser novamente aplicado e utilizado.

 

 

 

>> A produção do DVD " a aventura do vidro" e a sua disseminação nas escolas da zona dos 5 concelhos da AMCAL.

 

ambiente 4

 

 

>> Produção de materiais promocionais com o objectivo de divulgação do Plano de Comunicação Separar Sem Parar junto das comunidades; ilustração das vantagens da separação e da reciclagem; sensibilização da população para a separação dos resíduos e aumentar retomas de materiais e reciclagem.

 

 

 

 

 

>> Campanha de distribuição de ecopontos domésticos - Dada a prioridade em aumentar os níveis de separação para o vidro, esta ação incidiu exclusivamente na distribuição de ecopontos verdes, devidamente identificados com autocolantes do Plano "Separar sem Parar".

 

Projeto Conservar a Valer

O projeto conservar foi financiado pelo Instituto Português da Juventude e do Desporto e pela Autoridade Florestal Nacional através das acções para a sustentabilidade florestal.

O projecto foi desenvolvido em Alvito, de 8 de Julho a 31 de Outubro.

O projecto teve como voluntários 17 jovens entre 18 aos 35 anos, que tiveram a oportunidade de desenvolver acções de sensibilização, preservação e educação florestal e ambiental junto da população.

No âmbito projecto foram desenvolvidas as seguintes atividades: formação para os jovens voluntários; colóquio sobre a importância do voluntariado para o exercício da cidadania, jogos temáticos, projecção de filmes e acção de limpeza da mata de Alvito.