CONTRATO LOCAL DE DESENVOLVIMENTO

SOCIAL DE VIDIGUEIRA (CLDS)

/Projetos Executados

Início: Agosto 2011  Fim: Julho 2013

Objetivos

Financiamento

POPH, ISS – IP, QREN e Fundo Social Europeu

Programa Financiador

Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social

Entidade Coordenadora Local

Terras Dentro

Melhorar a qualidade de vida da população da Vidigueira, através da implementação de acções que promovam o desenvolvimento social e económico do concelho.

Indicadores Impacto

Número de pessoas inseridas profissionalmente

Número de serviços criados para a população

Numero de planos de intervenção familiar com os objectivos totalmente cumpridos

Número de pessoas certificadas em TIC

Ações

Ação I - Núcleo de Aconselhamento ao Emprego e ao Empreendedorismo

Este núcleo constitui-se como: um meio facilitador do envolvimento das crianças e jovens do concelho em acções que promovem e valorizam o empreendedorismo, fomentando a transformação dos mais jovens relativamente à forma como encaram no seu futuro a empregabilidade; Constituição de uma resposta para empresários e para desempregados, através da informação sobre novas medidas de apoio e em respostas concretas de ofertas específicas; Processo de certificação da laranja e dinamização de outros produtores locais.

ATIVIDADES

Atendimento a desempregados

Atendimento a pessoas em situação de desemprego ou à procura de novo emprego. Apoio na procura de ofertas disponíveis, encaminhamento e acompanhamento pós integração no mercado de trabalho.

Sessões de prevenção do endividamento familiar para crianças e jovens Realização de sessões de prevenção do endividamento junto de famílias, de crianças e jovens.

 

Apoio ao sobreendividamento

Apoio ás famílias na resolução de situações de endividamento, através de atendimento individual, contacto com as instituições de crédito e com entidades de apoio a famílias endividadas (Ex. DECO)

Sessões de esclarecimento sobre novas medidas, programas e apoios. Sessões de esclarecimento sobre novas medidas, programas e apoios dirigidas a desempregados e a empregadores.

.Diagnóstico das entidades empregadoras

Contactos com as entidades empregadoras do concelho (Industria, comércio e serviços) para levantamento sobre as ofertas disponíveis, sazonalidade das contratações, necessidades de formação e disponibilidade e de acolhimento.

Empreendedorismo Juvenil. Dinamização junto das crianças e jovens do 1º e 3º ciclo de um Kit pedagógico sobre o empreendedorismo. As sessões serão realizadas na escola por empresário do concelho em regime de voluntariado.

 

Certificação da Laranja

Solicitação à entidade Qualifica que proceda ao processo de certificação da laranja da Vidigueira. Esta actividade iniciou-se no projecto anterior

 

Cabazes de Produtos

Apoio e dinamização dos produtores locais para se proceder a uma candidatura ao programa PRODER para a criação e distribuição de cabazes com produtos hortícolas. Desta forma escoam os seus produtos, nomeadamente a laranja, e incentiva à retoma da produção agrícola no concelho

Ação 2 – Centro de Recursos e Qualificação

O Centro de Recursos e Qualificação constitui-se como uma resposta para as famílias em risco. Presta serviços de apoio psicológico individual e apoio e acompanhamento ás famílias na sua organização e reestruturação. Realização de sessões de treinos de competências para mulheres (em particular beneficiárias de RSI, outros apoios sociais e em situação de vulnerabilidade) em áreas como a cidadania, gestão doméstica, desenvolvimento pessoal e social).

ATIVIDADES

Apoio psicossocial

Apoio e aconselhamento individual a crianças jovens e adultos quer na área da psicologia quer na área social.

 

Organização e Reestruturação familiar

Em colaboração com as entidades concelhias com intervenção ao nível familiar e com as famílias, elaborar planos o que permitam uma intervenção com objectivos definidos, estruturada e limitada no tempo.

Sessões de Competências

Sessões de Competências pessoais e sociais dirigidas a mulheres beneficiárias de RSI, de apoios sociais, vítimas de violência doméstica, entre outras. O encaminhamento para estas sessões será realizado em conjunto com as entidades locais com intervenção social (Ex. Núcleo de voluntariado, RSI).

 

Formação para técnicos

Acções de formação para os técnicos na área da intervenção familiar.

Ação 3 – ANIMA

Desenvolvimento de sessões direccionadas para a população idosa do concelho que visem promover a sua autonomia e combater a passividade e o sedentarismo. Estas sessões serão regulares e dinamizadas por pessoas especializadas (Alfabetização, equilíbrio, estimulação neurológica, etc). Criação do voluntariado de proximidade e dinamização de sessões para voluntários. Dinamização de ateliers para crianças e jovens oriundos de famílias acompanhadas por serviços de apoio social.

ATIVIDADES

Sessões de Animação em Lares e Centros de Dia

Acções de animação dirigidas aos idosos do concelho, realizadas por pessoal especializado. As acções irão decorrer com regularidade a definir em conjunto com as instituições que prestam serviços nesta área.

 

Voluntariado de proximidade

Em colaboração com o Núcleo de Voluntariado pretende-se implementar uma nova vertente que actue no combate ao isolamento e á solidão de pessoas no concelho.

Sessões Temáticas de Reciclagem

Realização de sessões de actualização, quer de voluntários já em actividade quer de novos voluntários.

 

Animação de Ateliers para crianças e jovens

Dinamização de Ateliers para crianças e jovens abrangidos pelo apoio psicossocial, oriundos de famílias em intervenção familiar pelo Centro de Recursos e sinalizados por entidades de apoio social.

Ação 4 – População em Movimento

Dinamização junto da comunidade de actividades que mobilizem a população para eventos que promovam a cidadania, vida saudável e solidariedade. Mobilização de jovens e adultos para opções de voluntariado alternativas (Ex. voluntariado internacional.

ATIVIDADES

Movimento para a cidadania

Realização de actividades, com o apoio dos lideres locais (Presidentes de Junta, dirigentes desportivos) que mobilizem a comunidade para um objectivo comum.

Voluntariado internacional

Mobilização de jovens e adultos para acções de voluntariado em outros países. Contactos com entidades que promovem este tipo de voluntariado e apoio nas candidaturas dos interessados.

Ação 5 – Formação e Certificação de TIC

Acções de formação em TIC direccionadas para a população do concelho. Estas acções poderão ser complementares aos processos de certificação escolar dos CNO.

ATIVIDADES

Ação de Formação em Iniciação

Realização de acções de iniciação á informática (Ex: processamento de Texto, internet, introdução à informática) nas freguesias do concelho.

Ação de Formação em Aprofundamento

Realização de acções de aprofundamento de programas informáticos específicos.

Ação 6 – + Q´Aprender

Parceiros

Realização de sessões de novas tecnologias e formação em competências básicas nas instituições do concelho que prestam serviços de apoio social na área da 3ª idade. Sessões de segurança na internet focalizadas na utilização das redes sociais para crianças e jovens.

ATIVIDADES

Sessões de TIC

Realização de acções semanais junto dos idosos do concelho de sessões que lhes permitam o contacto com as novas tecnologias, explorando as potencialidades da internet, como instrumento de comunicação e de lazer.

 

Competências básicas de TIC

Acções de formação de curta duração para maiores de 65 anos, que desejem obter conhecimentos mais aprofundados de informática.

 

Ateliers de informática

Ateliers dirigidos a crianças e jovens a desenvolver durante as interrupções escolares sobre utilização segura das redes sociais na internet. Os pais serão convidados a participar para avaliarem os seus conhecimentos de segurança.

Câmara Municipal de Vidigueira

 

Escola Profissional Fialho de Almeida

 

Junta de Freguesia de Vila de Frades

 

Junta de Freguesia de Selmes

 

Junta de Freguesia de Pedrogão

 

Agrupamento de Escolas de Vidigueira

 

Instituto do Emprego e Formação Profissional

 

Junior Achievement Portugal

Sede Social

Rua do Rossio de Pinheiro

7090-049 Alcaçovas - Portugal

Telefone: +351 266 948 070

Fax: +351 266 948 071

terrasdentro@terrasdentro.pt