MIGA II

Mais Igualdade de Género no Alentejo

/Projetos Executados

Início: Setembro 2011 Fim: Junho 2013

Programa Financiador

Programa Operacional Potencial Humano (POPH)

Eixo e Medida do Programa

Enquadramento

Procura-se a mudança ao nível das mentalidades no que respeita à igualdade de género e oportunidades (IGO), dando consistência ao trabalho de consolidação de dinâmicas e actores (já iniciado no anterior projecto) e constituindo-se como uma intervenção em 3 áreas: Uma área que corresponde à criação de ferramentas de suporte à informação e sensibilização em matéria de I.G.O. direccionada a contextos formativos e educativos, para a intervenção das mulheres na vida pública e dos homens na vida privada, uma área de intervenção que incide nas acções de sensibilização e informação, ou seja, efectivar a divulgação/disseminação junto das ONG e da Sociedade Civil, de produtos sobre IG e VG, em redes locais, regionais e nacionais, rentabilizando sinergias e produtos, procurando a transversalidade e visando a passagem à igualdade de facto e promover acções para sensibilizar, alertar e desmistificar a problemática da VG e da IG; e por último uma área de intervenção que incide no acompanhamento/tutoria, ou seja, na constituição de um gabinete Apoio à Vitima de Violência Doméstica, para uma intervenção descentralizada e sistematizada pela consolidação de redes de parceria locais já existentes com o objectivo de diagnosticar, informar, acompanhar e encaminhar prioritariamente mulheres vítimas de violência doméstica.

Eixo 3 – Igualdade de Género

Medida 7.3 – Apoio Técnico e Financeiro às Organizações Não Governamentais

Objetivos

No final de Junho de 2013 ter contribuído para a integração da dimensão da Igualdade de Género em todas as ONG e Entidades participantes no projecto através da informação/ divulgação, e envolvimento dos Média Partners da região.

Garantir a execução de 25 acção de sensibilização, informação, esclarecimento ou debate sobre IVG, com participação de um mínimo de 300 mulheres e homens.

Garantir a execução de 2 acções IG, e 2 acções VG, com a participação mínima de 40 técnicas/os com intervenção na área social, comunitária e educativa.

Garantir que no mínimo 30 técnicas/os das entidades parceiras e organizações da sociedade civil participaram em pelo menos 1 sessão de IVG.

Sede Social

Rua do Rossio de Pinheiro

7090-049 Alcaçovas - Portugal

Telefone: +351 266 948 070

Fax: +351 266 948 071

terrasdentro@terrasdentro.pt