IGUAIS NA DIFERENÇA

/Projetos Executados

Início: Julho 2011 Fim: Abril 2013

Eixo e Medida do Programa

Programa Financiador

Programa Operacional Potencial Humano (POPH)

Eixo 7 – Igualdade de Género

Medida 7.2 - Planos para a Igualdade

Enquadramento

Este projecto irá permitir à Terras Dentro uma cultura organizativa que se enquadre na perspectiva de igualdade de oportunidades, permitindo uma participação equitativa de mulheres e homens. Para tal será realizada numa 1ª fase a avaliação diagnóstica de forma a identificar as áreas onde a organização apresenta deficits e as áreas onde as políticas de igualdade já estão a ser aplicadas. Numa segunda fase será realizado um Plano Interno para a Igualdade incluindo a realização de acções de sensibilização que motivem e despertem as colaboradoras/es para as mais-valias económicas, sociais e pessoais que a mudança pode trazer para uma organização como a Terras Dentro.

Objetivos

Até Abril de 2012 ter uma caracterização da Terras Dentro em termos de igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres.

Promover a realização de 2 visitas de estudo, com pelo menos 70% das/os trabalhadoras/es, a entidades congéneres, que permitam constatar a efectivação dos objectivos definidos e consciencialização das melhorias a promover.

 

Realizar pelo menos 2 sessões preparatórias, para a tomada de consciência da problemática envolvendo toas/os as/os colaboradoras/es da organização.

 

Implementar medidas que visem a melhoria da organização na área da Igualdade de oportunidades, contribuindo para o aumento da motivação e da produtividade das/os colaboradoras/es.

 

Garantir a concepção e impressão de 200 exemplares do Plano para Igualdade, promovendo e motivando junto de instituições parceiras para a questão da igualdade.

Garantir a Sensibilização de 90% das/os colaboradoras/es da Terras Dentro para a necessidade de introduzir mudanças internas na área da Igualdade de Oportunidades.

 

Garantir que 40 colaboradoras/es da Terras Dentro tenham frequentado 11 horas de formação em Igualdade de Género.

 

Garantir que 40 colaboradoras/es da Terras Dentro tenham frequentado 7 horas de formação, concluindo o número de horas previstas no referencial proposto pela CIG.

 

Promover 2 sessões de divulgação do plano para a igualdade da Terras Dentro a pelo menos 40 entidades parceiras, como forma de motivar a elaboração de planos para a igualdade em entidades congéneres.

 

Conceber e concretizar um spot institucional que estimule promova a questão de IG e a consciencialização das vantagens e melhorias da mudança enquanto boa prática transferível a entidades congéneres.

Sede Social

Rua do Rossio de Pinheiro

7090-049 Alcaçovas - Portugal

Telefone: +351 266 948 070

Fax: +351 266 948 071

terrasdentro@terrasdentro.pt